quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cães não lambem seus donos por amor,diz pesquisa americana

Período: 28 de setembro a 4 de outubro de 2010.
Fonte: site Jornal Folha de São Paulo. 3 de outubro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/808658-caes-nao-lambem-seus-donos-por-amor-diz-pesquisa-americana.shtml


   Cientistas descobrem que cães não lambem seus donos por amor e sim porque são extremamente sensíveis a cheiro e sabores,e o olfato desses animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina.


Crítica


   Será que o afeto e o carinho dos cachorros podem ser somente "instinto"?
   Segundo cientistas,o mundo de cães se constrói ao redor do olfato.Puxar um cão pela coluna quando ele cheira algo é como tapar o olho de um humano.
   Mas como explicar as demonstrações de carinho de cachorro com seus donos,desde latidos a beijos?
   Pode ser carinhoso dizer que um cão encheu o seu dono de beijos quando ele voltou de uma viagem,mas cientistas dizem que na realidade não é bem assim,isso porque cachorros são extremamente sensíveis a cheiros e sabores.
   Assim, quando um dono volta da rua trás consigo cheiros novos e oferecem assim,aos cachorros um festival de sensações.
   O olfato desses animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina.
   O estudo treinou cães para reconhecer a urina de pacientes com câncer.Os cães aprenderam a adiagnosticar a doença,só erram 14 em 1272 tentativas.
   Mas será que os cães não seram prejudicados por estarem reclusos a somente essa sensação?! Ou a ciência é mais importante que a saúde desses animais?



2 comentários:

  1. Interessante saber que os cães labem o homem apenas porque possuem o sentido do olfato apurado e não por carinho. Com isso, pode-se concluir que a ciência pode revelar vários segredos para a humanidade ainda ocultos.

    Por: Leandro
    Grupo: Esporte e Cultura 3ºB

    ResponderExcluir
  2. É uma grande surpresa para quem achava que ao lamber, o cachorro demonstrava algum tipo de interessa amoroso, pois seu único interesse é descobrir os novos cheiros que existem nos humanos.
    Usar cães para detectar doenças seria um grande avanço na medicina, acredito que eles não seriam maltratados, por que apesar de serem animais eles não são bobos, pois se sofrerem maus tratos não irão fazer mais o que mandam. Por isso é interesse dos humanos em os tratar bem, e acredito que isso nada mais seria que uma “profissão” para os cachorro, existem vários cães que ajudam a nós de certa forma, existe aquele que vigia, aqueles que trabalham para a policia, enfim existem cães que possuem diversas funções na sociedade.

    ResponderExcluir