Período: 2 a 8 de outubro de 2010.
Fonte: site Folha de São Paulo. 6 de outubro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/tec/826455-jogo-virtual-ensinara-meninas-a-dizer-nao-para-relacao-sexual-precoce.shtml
Cientistas da Universidade da Flórida Central (UFC) estão criando um jogo virtual para ensinar as meninas a dizerem "não" as relações sexuais precoces.
Crítica
Qual o principal objetivo na criação desse jogo virtual?
Segundo dados,o centro de controle de prevenção de doenças registrou no ano de 2008 uma queda de 5% no número de adolecentes e jovens grávidas,no entanto o número ainda é alarmante.
A crianção desse jogo virtual no qual será utilizado Avatares e personagens virtuais que irão interagir com as meninas em cenários que simularam situações reais,ensinará como evitar pressões relacionadas ao sexo precoce.
Este jogo é uma combinação da alta tecnologia tendo assim inteligência artificial e humana que possibilitará que as meninas personalizem o jogo de acordo com suas preferências.
Mas até que ponto esse jogo será utilizado pelas garotas? Será que possibilitará mudanças de pensamento? Ou estimulará ainda mais o ato?
Tempos Modernos
terça-feira, 16 de novembro de 2010
domingo, 14 de novembro de 2010
Cientistas descobrem proteína capaz de atacar células doentes
Período: 26 de outubro a 1 de novembro de 2010.
Fonte: site Folha de São Paulo,1 de novembro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/823863-cientistas-descobrem-proteina-capaz-de-atacar-celulas-doentes.shtml
Uma equipe de cientistas australianos e britânicos descobriu uma proteína que destrói as células enfermas,o que poderá representar um avanço importante na luta contra o câncer,a maláriae o diabetes.
Crítica
Quais as vantagens que este estudo traz à humanidade?
Segundo cientistas que descobriram a perforina - proteína que destrói células enfermas - essa descoberta possibilitará que sejam eliminadas células cancerígenas do nosso organismo,ou seja,essa célula é para os pesquisadores a "célula poderosa".
Esse estudo só obteve sucesso graças ao avanço da tecnologia e da biomedicina,isso porque nas últimas décadas os investimentos na área científica e tecnológica batem récordes.
Agora que os cientistas já sabem como funciona essa célula,quando a população terá acesso a esse novo experimento?
Fonte: site Folha de São Paulo,1 de novembro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/823863-cientistas-descobrem-proteina-capaz-de-atacar-celulas-doentes.shtml
Uma equipe de cientistas australianos e britânicos descobriu uma proteína que destrói as células enfermas,o que poderá representar um avanço importante na luta contra o câncer,a maláriae o diabetes.
Crítica
Quais as vantagens que este estudo traz à humanidade?
Segundo cientistas que descobriram a perforina - proteína que destrói células enfermas - essa descoberta possibilitará que sejam eliminadas células cancerígenas do nosso organismo,ou seja,essa célula é para os pesquisadores a "célula poderosa".
Esse estudo só obteve sucesso graças ao avanço da tecnologia e da biomedicina,isso porque nas últimas décadas os investimentos na área científica e tecnológica batem récordes.
Agora que os cientistas já sabem como funciona essa célula,quando a população terá acesso a esse novo experimento?
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Ratos comilões geram filhas diabéticas
Período: 19 a 25 de outubro de 2010.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo,21 de outubro de 2010, página A 22.
Estudo com ratos machos,mostra que comer demais altera os espermatozóides desses animais - a ponto de fazer com que suas filhas desenvolva diabetes.
Crítica
Qual a verdadeira intenção desses estudo?
Na última edição da revista "Nature" que traz um estudo com ratos machos que eram alimentados com comidas calóricas mostra que os mesmos tiveram alteração em seus espermatozóides.
Os cientistas já sabiam que ratas gordas tinham maior tendência a ter filhas doentes,mas nesse caso a transmissão pode acontecer durante a gravidez,isso devido trocas hormoniais entre bebê e mamãe. Agora porém é diferente. Isso porque a única colaboração biológica que o macho tem com a prole são os espermatozóides,ou seja,através das comidas oferecidas aos ratos pode ter ocorrido alteração no seu metabolismo genético.
Mas até que ponto nossos hábitos alimentares interferem nas gerações futuras?
Os nossos hábitos podem alterar o padrão de expressão dos genes para as próximas gerações,isto significa que alguns genes podem se tornar mais ativos e outros fiquem em silêncio.
Qual a relação desse estudo,para efeitos humanos?
Se efeitos similares se aplicam a humanos,as pessoas não devem ser saudáveis só para a sua saúde,mas também para as próximas gerações.
Assim,uma refeição nutritiva e balanceada não só é saudável, como diminui os riscos de doenças para você e sua prole.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo,21 de outubro de 2010, página A 22.
Estudo com ratos machos,mostra que comer demais altera os espermatozóides desses animais - a ponto de fazer com que suas filhas desenvolva diabetes.
Crítica
Qual a verdadeira intenção desses estudo?
Na última edição da revista "Nature" que traz um estudo com ratos machos que eram alimentados com comidas calóricas mostra que os mesmos tiveram alteração em seus espermatozóides.
Os cientistas já sabiam que ratas gordas tinham maior tendência a ter filhas doentes,mas nesse caso a transmissão pode acontecer durante a gravidez,isso devido trocas hormoniais entre bebê e mamãe. Agora porém é diferente. Isso porque a única colaboração biológica que o macho tem com a prole são os espermatozóides,ou seja,através das comidas oferecidas aos ratos pode ter ocorrido alteração no seu metabolismo genético.
Mas até que ponto nossos hábitos alimentares interferem nas gerações futuras?
Os nossos hábitos podem alterar o padrão de expressão dos genes para as próximas gerações,isto significa que alguns genes podem se tornar mais ativos e outros fiquem em silêncio.
Qual a relação desse estudo,para efeitos humanos?
Se efeitos similares se aplicam a humanos,as pessoas não devem ser saudáveis só para a sua saúde,mas também para as próximas gerações.
Assim,uma refeição nutritiva e balanceada não só é saudável, como diminui os riscos de doenças para você e sua prole.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Microsoft deve gastar US$ 500 milhões em publicidade de videogame
Período: 13 a 18 de outubro de 2010.
Fonte: site Jornal Folha de São Paulo. 18 de outubro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/tec/816246-microsoft-deve-gastar-us-500-milhoes-em-publicidade-de-videogame.shtml
A Microsoft deve gastar US$ 500 milhões em publicidade do novo videogame da companhia,o Kinect.
Crítica
Quais as novidades que este videogame trará?
O Kinect (novo videogame) será controlado apenas com o movimento dos usuários,não sendo necessário o uso de controle remoto.
Mas por que a necessidade do alto investimento em propaganda?
Anteriormente o mundo sofreu uma crise,com isso as empresas investem em publicidade para atrair consumidores,este esquema de capitalismo visa um alto lucro,pois a propaganda quando é bem feita,faz com que o consumidor se sinta com a necessidade de comprar.
No entanto,não há necessidade de tanta propaganda,já que as crianças se interessam facilmente por essas tecnologias inovadoras.
A propaganda é a alma do negócio,mas o alto investimento,às vezes,não é necessário.
Fonte: site Jornal Folha de São Paulo. 18 de outubro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/tec/816246-microsoft-deve-gastar-us-500-milhoes-em-publicidade-de-videogame.shtml
A Microsoft deve gastar US$ 500 milhões em publicidade do novo videogame da companhia,o Kinect.
Crítica
Quais as novidades que este videogame trará?
O Kinect (novo videogame) será controlado apenas com o movimento dos usuários,não sendo necessário o uso de controle remoto.
Mas por que a necessidade do alto investimento em propaganda?
Anteriormente o mundo sofreu uma crise,com isso as empresas investem em publicidade para atrair consumidores,este esquema de capitalismo visa um alto lucro,pois a propaganda quando é bem feita,faz com que o consumidor se sinta com a necessidade de comprar.
No entanto,não há necessidade de tanta propaganda,já que as crianças se interessam facilmente por essas tecnologias inovadoras.
A propaganda é a alma do negócio,mas o alto investimento,às vezes,não é necessário.
Sony anuncia TV com sistema do Google
Período: 5 a 12 de outubro de 2010.
Fonte: site Jornal Folha de São Paulo. 12 de outubro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/tec/813574-sony-anuncia-tv-com-sistema-do-google.shtml
Sony anuncia televisões de alta definição que usarão o sistema Google TV,no qual leva comandos da internet à programação televisiva.
Crítica
Será que essa tecnologia beneficiará as pessoas tanto como entretenimento,como informações sobre respectivos assuntos?!
A internet atualmente é o meio de comunicação mais utilizado que permite acesso à informações em questão de segundos.
Essa nova tecnologia leva comandos da internet a programação televisiva,por exemplo,se o usuário faz uma busca por um seriado,irá encontrar resultados tanto da televisão quanto da internet. Além disso,os usuários poderão gravar conteúdo por meio de um sistema digital.
Apesar de possibilitar uma maior comodidade às pessoas,não serão todas que terão acesso,pois provavelmente será um produto com alto custo.
Entretanto,as tecnologias hoje já estão bem avançadas e os computadores já possuem placas de TV,será que essa tecnologia é necessária para os cidadãos?
Fonte: site Jornal Folha de São Paulo. 12 de outubro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/tec/813574-sony-anuncia-tv-com-sistema-do-google.shtml
Sony anuncia televisões de alta definição que usarão o sistema Google TV,no qual leva comandos da internet à programação televisiva.
Crítica
Será que essa tecnologia beneficiará as pessoas tanto como entretenimento,como informações sobre respectivos assuntos?!
A internet atualmente é o meio de comunicação mais utilizado que permite acesso à informações em questão de segundos.
Essa nova tecnologia leva comandos da internet a programação televisiva,por exemplo,se o usuário faz uma busca por um seriado,irá encontrar resultados tanto da televisão quanto da internet. Além disso,os usuários poderão gravar conteúdo por meio de um sistema digital.
Apesar de possibilitar uma maior comodidade às pessoas,não serão todas que terão acesso,pois provavelmente será um produto com alto custo.
Entretanto,as tecnologias hoje já estão bem avançadas e os computadores já possuem placas de TV,será que essa tecnologia é necessária para os cidadãos?
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Cães não lambem seus donos por amor,diz pesquisa americana
Período: 28 de setembro a 4 de outubro de 2010.
Fonte: site Jornal Folha de São Paulo. 3 de outubro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/808658-caes-nao-lambem-seus-donos-por-amor-diz-pesquisa-americana.shtml
Cientistas descobrem que cães não lambem seus donos por amor e sim porque são extremamente sensíveis a cheiro e sabores,e o olfato desses animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina.
Crítica
Será que o afeto e o carinho dos cachorros podem ser somente "instinto"?
Segundo cientistas,o mundo de cães se constrói ao redor do olfato.Puxar um cão pela coluna quando ele cheira algo é como tapar o olho de um humano.
Mas como explicar as demonstrações de carinho de cachorro com seus donos,desde latidos a beijos?
Pode ser carinhoso dizer que um cão encheu o seu dono de beijos quando ele voltou de uma viagem,mas cientistas dizem que na realidade não é bem assim,isso porque cachorros são extremamente sensíveis a cheiros e sabores.
Assim, quando um dono volta da rua trás consigo cheiros novos e oferecem assim,aos cachorros um festival de sensações.
O olfato desses animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina.
O estudo treinou cães para reconhecer a urina de pacientes com câncer.Os cães aprenderam a adiagnosticar a doença,só erram 14 em 1272 tentativas.
Mas será que os cães não seram prejudicados por estarem reclusos a somente essa sensação?! Ou a ciência é mais importante que a saúde desses animais?
Fonte: site Jornal Folha de São Paulo. 3 de outubro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/808658-caes-nao-lambem-seus-donos-por-amor-diz-pesquisa-americana.shtml
Cientistas descobrem que cães não lambem seus donos por amor e sim porque são extremamente sensíveis a cheiro e sabores,e o olfato desses animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina.
Crítica
Será que o afeto e o carinho dos cachorros podem ser somente "instinto"?
Segundo cientistas,o mundo de cães se constrói ao redor do olfato.Puxar um cão pela coluna quando ele cheira algo é como tapar o olho de um humano.
Mas como explicar as demonstrações de carinho de cachorro com seus donos,desde latidos a beijos?
Pode ser carinhoso dizer que um cão encheu o seu dono de beijos quando ele voltou de uma viagem,mas cientistas dizem que na realidade não é bem assim,isso porque cachorros são extremamente sensíveis a cheiros e sabores.
Assim, quando um dono volta da rua trás consigo cheiros novos e oferecem assim,aos cachorros um festival de sensações.
O olfato desses animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina.
O estudo treinou cães para reconhecer a urina de pacientes com câncer.Os cães aprenderam a adiagnosticar a doença,só erram 14 em 1272 tentativas.
Mas será que os cães não seram prejudicados por estarem reclusos a somente essa sensação?! Ou a ciência é mais importante que a saúde desses animais?
Acelerador de partículas na Suíça registra fenômeno inédito em colisões de prótons
Período: 21 a 27 de setembro de 2010.
Fonte: site Folha de São Paulo. 21 de setembro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/802384-acelerador-de-particulas-na-suica-registra-fenomeno-inedito-em-colisoes-de-protons.shtml
Cientistas que trabalham no maior acelerador de partículas do mundo afirmaram a descoberta de um fenômeno nunca antes observado,em busca de ilucidar os segredos do Universo.Trata-se do fato que certas partículas são intimamente ligadas,de uma maneira que nunca pode ser vista nas colisões de prótons.
Crítica
O LHC tem por objetivo simular os primeiros milésimos de segundo do surgimento do universo e foram gastos US$ 5,2 bilhões para se fazer esse aelerador de partículas.
Todo esse dinheiro gasto para realizar esta experiência poderia ser usado para alimentar,educar e abrigar pessoas necessitadas!?
Com esse projeto serão desvendadas vários enigmas do mundo,como ele foi criado,como foram feitas todas coisas e etc.Os cientistas afirmam que os resultados serão um grande passo para a humanidade,mas só se as experiências derem certo.
Será que ao invés de investir tanto dinheiro para descobrir como o mundo foi criado e de onde viemos,por que não investem em ações para melhorar o mundo ou até mesmo o país onde foi implantado o LHC,ou será que a Suíça não tem pessoas passando fome ou sem moradia? Esses US$ 5,2 bilhões poderiam ser implantados em projetos para ajudar países mais pobres,como o Haiti a se desenvolverem. Ou isso não tem importância?
O LHC foi implantado para trazer respostas para os cientistas compreenderem melhor o surgimento do Universo,mas no que realmente essas respostas nos ajudariam ou melhorariam?
Fonte: site Folha de São Paulo. 21 de setembro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/802384-acelerador-de-particulas-na-suica-registra-fenomeno-inedito-em-colisoes-de-protons.shtml
Cientistas que trabalham no maior acelerador de partículas do mundo afirmaram a descoberta de um fenômeno nunca antes observado,em busca de ilucidar os segredos do Universo.Trata-se do fato que certas partículas são intimamente ligadas,de uma maneira que nunca pode ser vista nas colisões de prótons.
Crítica
O LHC tem por objetivo simular os primeiros milésimos de segundo do surgimento do universo e foram gastos US$ 5,2 bilhões para se fazer esse aelerador de partículas.
Todo esse dinheiro gasto para realizar esta experiência poderia ser usado para alimentar,educar e abrigar pessoas necessitadas!?
Com esse projeto serão desvendadas vários enigmas do mundo,como ele foi criado,como foram feitas todas coisas e etc.Os cientistas afirmam que os resultados serão um grande passo para a humanidade,mas só se as experiências derem certo.
Será que ao invés de investir tanto dinheiro para descobrir como o mundo foi criado e de onde viemos,por que não investem em ações para melhorar o mundo ou até mesmo o país onde foi implantado o LHC,ou será que a Suíça não tem pessoas passando fome ou sem moradia? Esses US$ 5,2 bilhões poderiam ser implantados em projetos para ajudar países mais pobres,como o Haiti a se desenvolverem. Ou isso não tem importância?
O LHC foi implantado para trazer respostas para os cientistas compreenderem melhor o surgimento do Universo,mas no que realmente essas respostas nos ajudariam ou melhorariam?
Assinar:
Postagens (Atom)






