quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Acelerador de partículas na Suíça registra fenômeno inédito em colisões de prótons

Período: 21 a 27 de setembro de 2010.
Fonte: site Folha de São Paulo. 21 de setembro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/802384-acelerador-de-particulas-na-suica-registra-fenomeno-inedito-em-colisoes-de-protons.shtml


   Cientistas que trabalham no maior acelerador de partículas do mundo afirmaram a descoberta de um fenômeno nunca antes observado,em busca de ilucidar os segredos do Universo.Trata-se do fato que certas partículas são intimamente ligadas,de uma maneira que nunca pode ser vista nas colisões de prótons.


Crítica

   O LHC tem por objetivo simular os primeiros milésimos de segundo do surgimento do universo e foram gastos US$ 5,2 bilhões para se fazer esse aelerador de partículas.
   Todo esse dinheiro gasto para realizar esta experiência poderia ser usado para alimentar,educar e abrigar pessoas necessitadas!?
   Com esse projeto serão desvendadas vários enigmas do mundo,como ele foi criado,como foram feitas todas coisas e etc.Os cientistas afirmam que os resultados serão um grande passo para a humanidade,mas só se as experiências derem certo.
   Será que ao invés de investir tanto dinheiro para descobrir como o mundo foi criado e de onde viemos,por que não investem em ações para melhorar o mundo ou até mesmo o país onde foi implantado o LHC,ou será que a Suíça não tem pessoas passando fome ou sem moradia? Esses US$ 5,2 bilhões poderiam ser implantados em projetos para ajudar países mais pobres,como o Haiti a se desenvolverem. Ou isso não tem importância?
   O LHC foi implantado para trazer respostas para os cientistas compreenderem melhor o surgimento do Universo,mas no que realmente essas respostas nos ajudariam ou melhorariam?


2 comentários:

  1. É muito bom para a ciência esse investimento em um projeto que pode revelar alguns segredos da criação do universo. Mas, como está na crítica, poderia primeiro investir nas bases da sociedade como, a saúde, educação, segurança, transporte, moradia e, posteriormente, quando tiver uma comunidade interdependente mais igual nas suas classes.

    Por: Leandro
    Grupo: Esporte e Cultura 3ºB

    ResponderExcluir
  2. Realmente, tal investimento poderia ser usado em prol de outras coisas que no mundo atualmente estão precisando de uma maior atenção, eu não sei quanto aos cientistas, mas para as populações das classes inferiores, acredito que não ira mudar muita coisa, imagine só quando há um grande projeto envolvendo apenas um pais sua população não recebe quase nenhum beneficio, imagine então será que com esse projeto o mundo irá ser beneficiado ? E tanto dinheiro foi investido para um projeto que nem se sabe se vai da certo, o projeto é interessando mas não se deveria dar tanta prioridade a ele, enquanto pessoas morrem, passam fome, moram nas ruas.

    ResponderExcluir