Período: 24 a 30 de agosto de 2010.
Fonte: site Folha de São Paulo. 27 de agosto de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/789738-ufrj-vai-usar-celula-tronco-contra-asma.shtml
Cientistas da Uiversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um método para regenerar o pulmão de pacientes com asma - doença respiratória que mata oito brasileiros por dia - usando células-tronco obtidas da medula óssea.
Crítica
Será que todas as classes sociais,terão acesso a esse novo tratamento?
Por ser um método muito complexo o Sistema Único de Saúde (SUS) pode não cobrir seu custo,e isso dificultará o acesso das pessoas carentes a esse tratamento.Isso é preocupante pois essa doença respiratória mata oito pessoas diariamente no Brasil.
Essa terapia foi feita em cinco pessoas no Brasil e todos os pacientes tiveram melhorias significativas na capacidade respiratória,porém o tratamento não deve chegar ao público em menos de cinco anos.
Será que as pessoas com esse problema respiratório terão acesso a outros tratamentos durante esse tempo? Ou terão que esperar pelo "excelente" atendimento público?!

A charge está muito engraçada e totalmente de acordo com o tema. Com a crítica, pode-se relembrar que a situação da saúde pública no país não é das melhores e, portanto, deve-se haver mais investimentos nessa área por parte do governo.
ResponderExcluirMais uma vez a desigualdade entra em ação, pois não são todos que possuem condições de pagarem esse tipo de tratamento, o que na verdade deveria ser direitos de todos os cidadãos, o governo precisa investir mais nesta e em outras áreas para reverter está situação./ Caroline Rocha - Grupo Sociedade.
ResponderExcluirComo sempre, são noticiados avanços tecnológicos, seja para entretenimento ou para auxiliar a medicina,porém a parcela menos favorecida da população é a última a ter acesso,portanto a mais prejudicada.
ResponderExcluir